domingo, 20 de março de 2011

Contos de Fadas Idiotas.


Qual menina nunca quis ser uma princesa? E chegou a acreditar naquele belo príncipe em um cavalo branco implorando por seu amor?
Pois bem, eu nunca fui uma menina idiota, sempre soube diferenciar o certo do errado, o real do ilusório;por isso de alguma forma eu nunca quis somente esperar pelo homem perfeito bater na minha porta com um sorriso irresistível..
Só descubro hoje que eu repugnava essa história de "Felizes para sempre", eu não entendia o porquê Branca de Neve se casava com um príncipe depois de vê-lo somente uma vez na vida!
E porquê tudo sempre acabava tão bem no final por eles simplesmente matarem a bruxa e se casarem? Talvez a bruxa não fosse tão má assim ou talvez o príncipe roncasse...
A regra dos clichês é somente tornar algo mais desinteressante.
Hoje eu detesto essa idéia de amor perfeito com que fui acostumada a ouvir e sentir durante minha vida inteira. Porque não aquele amor imperfeito cheio de paixão, amizade, respeito, convivência? Histórias assim eu compraria.
Porque acostumar meninas desde pequenas de que o apropriado é brincarem de bonecas? Se elas quiserem elas podem (e devem!) brincar com carrinhos, video-game; isso não as torna menos femininas. É o sexismo sendo implantado logo tão cedo em suas pequenas mentes.
Porque não ensiná-las que elas não devem somente esperar que o homem da sua vida caia em seus braços como uma jaca; elas também devem lutar, devem enfrentar seus próprios dragões...
Porque a batalha toda sempre sobra para o príncipe?
É por isso que sempre preferi a Mulher Maravilha do que a Cinderella.
Meninas podem amar "princesas" mas que mulher adulta e sã prefere uma serviçal que não recebe nem salário, que ganha por dó sapatos e vestidos? E que conhece um principe almofadinha que só se casa com ela por sua aparência em uma festa? Eu não chamo isso de educar crianças.
Agora me pergunte o que foi que eu tirei dos contos de fadas? Talvez um cérebro corroído e frustrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário